‘Sinto na pele a intolerância religiosa’, diz candidato sobre tema do Enem
Jonathan Farias, 18 anos, foi o primeiro a deixar a prova no Colégio Parobé.
De Alvorada (RS), ele diz ter gostado do tema da redação deste ano.
![]() |
| Jonathan Farias, 18 anos, gostou do tema da redação do Enem (Foto: João Henrique Bosco/G1) |
Primeiro a deixar a sala de aula no segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante Jonathan Farias, 18 anos, aprovou o tema da redação deste ano: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". O candidato deixou o local de prova, a Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre, pouco depois das 15h30, satisfeito e confiante com seu texto.
"Sou umbandista e sinto na pele a intolerância religiosa", afirmou ele na saída do colégio ao G1. Para ele, o Brasil tem “uma diversidade muito grande de religiões”. Natural de Alvorada, na Região Metropolitana, ele quer cursar engenharia civil.
![]() |
| Jurema de Fátima Oliveira, 21 anos, também gostou do tema (Foto: João Henrique Bosco/G1 |
O tema também foi aprovado pela candidata Jurema de Fátima Olvieira, de 21 anos. "O tema é bom, mas tem que saber argumentar", analisou a estudante, que é católica.
"O preconceito está na sociedade. A gente vê entre parentes, vizinhos, porque não estaria na religião?", completou ela, que quer cursar direito. Ela concluiu o ensino médio há dois anos.
Logo em seguida, a estudante Katielle Pereira de Freitas, 19 anos, deixou também o local de prova. Ela disse que esperava um tema mais atual, mas gostou muito, e aproveitou para desabafar no texto.
![]() |
| Katielle de Freitas, 19 anos, aproveitou a redação para desabafar (Foto: João Henrique Bosco/G1) |
"O pastor reclama quando a gente vai com uma saia mais curta. Considero isso também um preconceito religioso, tem na essência a intolerância", explicou ela. "O Brasil é tão grande, a gente tem que respeitar a religião do outro. Meu pai, por exemplo, é umbandista. Eu não gosto muito, mas respeito. O que não é bom pra um pode ser bom pro outro", concluiu a jovem, que quer cursar nutrição.
Interior
Em Santa Maria, a estudante Dauren Kupcke, 19 anos, disse que esperava outro tema na redação. "Algo relacionado a política", exemplificou. Para ela, porém, as questões de matemática foram as mais difíceis da prova. Ela fez o exame no Colégio Estadual Manoel Ribas, na cidade, na Região Central do estado.
Em Santa Maria, a estudante Dauren Kupcke, 19 anos, disse que esperava outro tema na redação. "Algo relacionado a política", exemplificou. Para ela, porém, as questões de matemática foram as mais difíceis da prova. Ela fez o exame no Colégio Estadual Manoel Ribas, na cidade, na Região Central do estado.
Dayle Fernandes, de 22 anos, saiu da prova otimista. Gostou do tema da redação, mas considerou as questões de matemática bem difíceis. Ela trabalha como secretária e quer uma vaga no curso de educação especial
A edição de 2016 do Enem acontece em meio à polêmica sobre o adiamento das provas para parte dos candidatos por causa das ocupações em escolas e instituições. No Rio Grande do Sul, são 1.952 concorrentes que farão o Enem nos dias 3 e 4 dezembro.

COM INFORMAÇÕES DO G1



Nenhum comentário:
Postar um comentário