HINODE

HINODE
CLIQUE E SE CADASTRE NA EMPRESA QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

hinode

hinode
clique e conheça o melhor que a hinode tras para você.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Inaugurado hospital público para animais de rua: bilionário bancou


Foi inaugurado neste final de semana o primeiro hospital veterinário público municipal do Rio Grande do Sul.
Ele fica em Porto Alegre e foi bancado pelo empresário bilionário Alexandre Grendene, como adiantou o SóNotíciaBoa em março. Releia aqui.
Grendene doou R$ 7 milhões para a Unidade de Saúde Animal Victória.
O hospital veterniário foi projetado para ser referência no Brasil.
O empreendimento tem blocos cirúrgicos, consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120.
O hospital atenderá animais de rua, de famílias de baixa renda.
A ideia do empreendimento é de 2002, mas só decolou no início deste ano, com a doação do empresário.
Victória é o nome de uma das filhas de Alexandre Grendene (foto abaixo)
Funcionamento
O funcionamento do hospital depende agora de burocracias locais: aprovação do plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), que é indispensável para a obtenção do Habite-se, e também da licença do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Também é preciso que a Câmara de Vereadores aprove a criação dos cargos para contratação de veterinários.
Depois que as licenças forem aprovadas, os procedimentos feitos na antiga unidade — localizada no mesmo terreno — serão transferidos aos poucos para o novo prédio, que está pronto e com 80% da aparelhagem entregue.
A Secretaria Especial de Direitos Animais estima que a unidade receberá seus primeiros pacientes a partir de dezembro.
Com informações da Forbes e ZeroHora

domingo, 27 de novembro de 2016

Professor segura recém-nascido para mãe não perder aulas


Um professor compreensivo e exemplar pediu à universidade estrutura para uma aluna – que teve filho recentemente – assistir às aulas dele, de matemática.
Josie Ryan solicitou que uma sala de amamentação fosse disponibilizada na universidade Lander, em Greenwood, Carolina do Sul, EUA, e insistiu que não havia problema em Sarah Thompson levar seu filho Isaiah para as aulas.
E foi além: o professor passou a trabalhar na classe segurando o bebê no colo, enquanto a mãe prestava atenção na aula.
Por causa do parto, Sarah Thompson só conseguiu assistir a uma semana de aulas de matemática do professor Josie Ryan. E agora pôde voltar aos estudos.
Agradecimento
Comovida com a atitude do mestre, ela agradeceu no Facebook:
“É tão reconfortante saber que existem professores como este”, escreveu a aluna.
“Ele não é apenas uma pessoa incrível, é também um dos melhores professores de matemática que já tive”, afirmou a mãe.
“Espero que este post incentive outras mães a não se intimidarem em seguir estudando. Tomara que outros educadores também tenham uma iniciativa tão importante para nós que somos mães. Estava apreensiva de não conseguir me formar, mas com um apoio como este, como posso perder a confiança em continuar?”, afirmou Sarah.
Com informações: Good News Network
Tradução: Rodrigo Lins – correspondente do SNB nos Estados Unidos

Aipo e Salsa acabam com efeito ioiô das dietas, dizem cientistas


Depois de uma dieta bem sucedida você sempre acaba ganhando uns quilinhos a mais sem querer.
Esse “engorda, emagrece, engorda, emagrece”, conhecido como efeito ioiô, tem explicação e solução!
Cientistas de Israel descobriram que as culpadas podem ser bactérias que moram no intestino.
Enquanto o corpo perde peso, os micróbios que vivem lá fazem uma corrida e armazenam gordura extra quando se deparam com alimentos gordurosos que você comeu novamente.
Os pesquisadores acreditam que as “más bactérias” intestinais causam um peso maior por destruir compostos naturais, encontrados em nossos alimentos, que nos encorajam a queimar gordura.
Solução 
A boa noticia é que o efeito pode ser revertido ao tomarmos uma bebida contendo altos níveis de substâncias que encontramos naturalmente em frutas e vegetais: os flavonóides.
Eles estimulam nossas células a “queimar” a gordura em vez de armazená-la.
Embora a pesquisa tenha sido em camundongos, os cientistas acreditam que um mecanismo semelhante pode funcionar em seres humanos.
Um dos compostos flavonóides, a apigenina, é encontrada na salsa, aipo e chá de camomila.
A outra, a naringenina, está presente na toranja, laranja, pele de tomate e menta.
A pesquisa
O novo estudo realizado por pesquisadores israelenses quis saber como camundongos que se tornaram obesos após uma dieta rica em gordura, perderam peso com sucesso após uma dieta normal, mas depois engordaram muito mais quando voltaram a comer alimentos gordurosos.
Quando a comunidade de ratos gordos com bactérias intestinais foi transferida para ratos normais, estes ratos de peso normal também mostraram ganho de peso “acelerado” quando comiam alimentos gordurosos.
A chave para o processo foram as más bactérias do intestino.
Eran Segal, co-autor da pesquisa, disse que nossas bactérias intestinais, ou microbiome, podem ter sido úteis no passado, nos ajudando a ganhar peso rapidamente depois de passarmos fome. Mas “hoje agem contra nós”.
‘Nós sabemos que as dietas falham e não funcionam. Um dos aspectos novos que examinamos aqui é o fenômeno da obesidade recidivante, que volta. Normalmente não é porque as dietas não funcionam inicialmente, o problema é a recuperação do peso. As pessoas continuam as dietas repetidamente, e continuam falhando nisso.”
Ele acrescentou que, embora o estudo tenha sido realizado em ratos, “acreditamos o fenômeno é semelhante nos seres humanos “.
Com informações do Daily Mail

sábado, 19 de novembro de 2016

Menina de 4 anos liga para socorro, salva a mãe e ganha prêmio


Uma menina de 4 anos ligou para o serviço de emergência da Inglaterra e salvou a vida da mãe dela.
Suzie não sabia exatamente o que estava acontecendo, quando viu a mãe calada no sofá e decidiu então pedir ajuda.
Veja como foi o diálogo:
“Alô, aqui é da polícia. Como posso ajudar?”, pergunta o atendente do serviço de emergência.
“Minha mamãe ainda não respondeu. Não sei por quê. Ela não responde”, diz Suzie McCash.
“O que a sua mamãe está fazendo agora?”
“Ela só está sentada no sofá sem fazer nada.”
Foi o suficiente para a equipe de paramédicos correr para a casa da menina, em Tynemouth, no interior da Inglaterra.
A mãe dela havia sofrido um choque anafilático.
Adam Hall, o atendente da polícia que recebeu a chamada, se disse surpreso com as informações fornecidas por Suzie.
A superintendente do departamento de polícia local, Nicola Musgrove, disse que a mãe teria morrido se Suzie não tivesse agido de forma rápida.
“Ela foi fantástica, do início ao fim. Nos deu informações precisas. Mencionou até a palavra anafilático, não sei como uma menina de quatro anos sabe isso”.
Mãe orgulhosa
“A reação alérgica foi severa, tudo aconteceu muito rápido. Não deu tempo de chamar o serviço de emergência. Em ocasiões anteriores eu havia conseguido chamar”, disse Rowena McCash, a mãe de Suzie.
Rowena conta que está extremamente orgulhosa de sua filha e que sempre soube o quanto ela é inteligente. Mas que o ocorrido a impressionou muito.
“Me disseram que fiquei um tempo sem respirar. Lembro do momento em que tudo começou e vagamente da ambulância. Não muito mais que isso. Não me lembro de ter escutado Suzie fazer a chamada”.
Jamie Frend, o paramédico que tratou Rowena antes dela ser transferida para o hospital, disse que a menina fez um dos resumos mais sucintos e profissionais que ele já recebeu.
“Ela me disse que sua mãe provavelmente teve uma reação a algo, que havia tomado sua medicação duas vezes, mas que não havia funcionado”, disse ele.
“Também me explicou como sua mãe estava antes da chamada ao 999 e durante o telefonema, o que permitiu que eu soubesse muito bem o que estava acontecendo.”
O ensinamento
Os pais de Suzie haviam dito antes à menina que, se alguém tivesse algum problema e não houvesse adultos perto, ela teria que procurar um telefone e chamar o serviço de emergência.
A menina ganhou um prêmio por seu feito: uma visita ao centro de emergências da polícia.
Ela pôde escutar a sirene de um veículo de emergência e ganhou um certificado.
Com informações da BBC

terça-feira, 15 de novembro de 2016

PROJETO VERÃO: GEL MASSAGEADOR PARA REDUZIR GORDURA LOCALIZADA, CELULITE E ESTRIAS


O excesso de gordura corporal ou desequilíbrio hormonal podem levar ao acúmulo de tecido gorduroso, mais conhecido como ‘gordura localizada’.
Desenvolvido especialmente para auxiliar na queima dessas gordurinhas, o Corps Lignea Gel Massageador é formulado com cânfora e mentol, que têm efeito criogênico, ou seja, que utiliza o frio para acelerar a circulação e eliminar as gorduras localizadas.
Segundo a esteticista oficial Hinode, Malu Vidigal, o produto também combate a flacidez, estrias e celulites, reclamação constante entre as mulheres. “Ao aplicar o gel, geralmente se sente uma sensação de frio na área em tratamento, que provoca uma vasodilatação superficial e alcança melhor drenagem”, explica.
Para obter o melhor resultado e se preparar para o verão, elaboramos um guia com as sugestões de uso. Veja abaixo:

segunda-feira, 14 de novembro de 2016


Mais uma para a série #AprendeBrasil! A falta de presos fez a Holanda fechar 19 prisões nos últimos anos e o país informa que outras deverão ser desativadas em 2017.
O curioso é que 10 anos atrás a Holanda tinha uma das maiores populações carcerárias da Europa.
Houve declínio de 43% no número de pessoas atrás das grades no país: de 14.468, em 2005, caiu para 8.245 em 2015.
Hoje, a proporção é de 57 pessoas por cada 100 mil habitantes, comparada a 148 por 100 mil no Reino Unido e 193 no Brasil.
Como conseguiram
Para reduzir a população carcerária, a polícia mudou suas prioridades.
“Eles mudaram o foco das drogas para concentrar esforços no combate ao tráfico humano e ao terrorismo”, explica Pauline Schuyt, professora de direito criminal,
“Aqui na Holanda, nós olhamos para o indivíduo. Se alguém tem um problema com drogas, tratamos o vício. Se é agressivo, providenciamos gestão da raiva. Se tem dívidas, oferecemos consultoria de finanças. Tentamos remover o que realmente causou seu crime. É claro que o detento ou a detenta precisam querer mudar, mas nosso método tem sido bastante eficaz”, explica Van der Spoel, diretor da prisão de segurança máxima de Norgerhaven, no norte da Holanda.
Juízes holandeses também vêm aplicando cada vez mais penas alternativas à prisão, como trabalhos comunitários, multas e monitoramento eletrônico.
A diretora do serviço penitenciário da Holanda, Angeline van Dijk, diz que o encarceramento tem se tornado algo mais aplicado para casos de criminosos de alta periculosidade, ou para detentos em situação vulnerável, que podem se beneficiar dos programas disponíveis.
“Como temos penas mais curtas e uma taxa de criminalidade em queda, isso está levando a celas vazias”, afirma Dijk.
Reincidência baixa
Lá alguns reincidentes normalmente recebem sentenças de dois anos e programas personalizados de reabilitação. Menos de 10% voltam à prisão, conta Van der Spoel.
Em países como Reino Unido e EUA, por exemplo, cerca de 50% dos detentos cumprindo pequenas penas voltam a ser presos nos primeiros dois anos após a libertação (no Brasil, diversos estudos estimam que a taxa geral de reincidência é de 70%).
Foto: BBC
Cadeias-parque
Norgerhaven fica na cidade de Veenhuizen, onde também está situada outra prisão de segurança máxima – Esserheem.
Ambas contam com bastante espaço. O pátio é do tamanho de quatro campos de futebol e têm carvalhos, mesas de piquenique e redes vôlei.
Van der Spoel conta que o ar fresco reduz o estresse tanto para detentos quanto para os guardas. Detentos podem andar “a vontade por áreas comuns como biblioteca, departamento médico e cantina, e essa autonomia os ajuda na readaptação à vida em liberdade”.
Desemprego nas penitenciárias
Agentes penitenciários vivem a chamada instabilidade profissional. Frans Carbo, líder sindical, diz que agentes estão frustrados e que a presente situação desestimula a renovação da força de trabalho.
“Os jovens não querem trabalhar no sistema penitenciário porque não há mais futuro na profissão. Você nunca sabe quando sua prisão será fechada”.
Alugando cadeias
As prisões desativadas são normalmente convertidas em centros de triagem para refugiados e oferecem uma oportunidade de trabalho para guardas que perderam o emprego.
Uma unidade nas imediações de Amsterdã foi convertida em um hotel de luxo.
Outra solução encontrada pelo governo para lidar com celas ociosas foi alugar espaço para prisioneiros de países com problemas de lotação, como a vizinha Bélgica e a Noruega.
Norgerhaven, por exemplo, recebe prisioneiros noruegueses, a mesma nacionalidade do novo diretor da unidade Karl Hillesland.
Hoje, o prédio do reformatório de Veenhuizen abriga o Museu Penitenciário. (foto abaixo)
Fechamento de delegacias
Oficialmente os crimes caíram 25% na Holanda desde 2008, mas há quem alegue que isso é resultado de maiores problemas em registrar queixas – um efeito colateral do fechamento de delegacias, como parte de pacotes de cortes de gastos públicos.
Antigo reformatório de Veenhuizen – Foto: Thinkstock
Com informações da BBC

Fim de óculos e lentes: implante pode deixar visão 3 vezes melhor


Uma empresa do Canadá está desenvolvendo um dispositivo que poderá substituir óculos e lentes com um implante rápido no olho.
Ocumetics, criou um a Ocumetics Bionic Lens, são lentes biônicas pode ser implantadas no olho em uma micro cirurgia de apenas 8 minutos. (vídeo abaixo)
O implante usa uma solução salina para lavar a lente no olho com uma seringa. Após 10 segundos, a lente se abre, movendo-se sobre a lente natural do olho.
O material do dispositivo não afeta a fisiologia do olho e torna a visão até três vezes melhor. .
Uma placa, por exemplo, que uma visão saudável não enxerga a 10 metros, poderá ficar nítida a 30 metros de distância.
O gadget promete ainda acabar com os sintomas de dores de cabeça e desconforto enfrentados por pessoas que assistem a filmes 3D.
O implante
O processo de implante de oito minutos é indolor.
Ele pode ser feito em um consultório ambulatorial, usando uma solução salina para lavar a lente no olho com uma seringa. Após 10 segundos, a lente se abre, movendo-se sobre a lente natural do olho.
De acordo com a CBC, a Ocumetics não revela detalhes sobre a tecnologia por trás de seu produto. Afirma apenas que está pronta para iniciar testes em animais.
A empresa estima que o dispositivo estará á venda em 2017.
Veja como o gadget funciona:





Veja hoje a superlua do século: 14% maior e 30% mais brilhante


Se você tem menos de 68 anos esteja certo: você nunca viu uma lua tão grande na sua vida!
Nesta segunda-feira, véspera do feriado da Proclamação da República, nosso satélite vai parecer 14% maior no céu e 30% mais brilhante.
A última vez que apareceu uma lua tão grande assim foi em janeiro de 1948.
É raro que a lua esteja cheia justo quando chega ao ponto máximo de aproximação com a Terra. Por isso, o fenômeno do dia 14 de novembro é uma espécie de super-superlua, que vai estar a apenas 356.509 km do planeta.
A lua cheia desta semana, inclusive, é conhecida como a Lua do Castor.
Isso porque, antigamente, os caçadores no hemisfério norte aproveitavam essa época para preparar armadilhas, capturar animais e garantir as peles que iriam esquentá-los no inverno.
Ápice
O ápice da fase cheia da Lua do Castor acontece às 10h52 do dia 14 de novembro.
Uma hora depois, ela atinge o pico do perigeu. Se você está no Brasil, isso é uma má notícia: o ponto alto do fenômeno vai acontecer praticamente durante o sol do meio dia, dificultando demais a visibilidade.
À noite o melhor horário para ver o fenômeno será entre 19h30 e 20h30.
No dia seguinte, ela vai estar começando a minguar, mas deve continuar sendo uma bela visão.
Para aproveitar ao máximo a vista dessas duas noites, vale a pena aproveitar o feriado e fugir da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.
Um céu escuro valoriza bastante a experiência da superlua e qualquer outro tipo de observação astronômica.
Outro ponto importante é tirar vantagem da chamada “ilusão lunar”.
Uma lua 14% maior é imensa, mas quando ela fica solta no céu, sem referências de tamanho, pode ser difícil perceber a diferença.
Segredo
O segredo aí é aproveitar o momento em que a lua começa a aparecer no céu, pertinho do horizonte.
Focar a superlua ao lado de prédios e árvores é o melhor momento para, de fato, enxergar uma lua gigante (e também tirar as melhores fotos).
E é bom correr para aproveitar porque a próxima super-superlua só acontece em 25 de janeiro de 2034.
Com informações da Super

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Globo Repórter desvenda o mistério da lagoa azul, um milagre natural

Local antigamente era usado para o banho, mas hoje é protegido.
É a única lagoa do mundo com um arrecife de corais.


Se você pudesse escolher uma cor para o mar dos seus sonhos, qual seria? Azul? Verde turquesa? Em Yucatan, a natureza usou todas elas de uma vez só.
E se essas diferenças, da água clarinha ao anil, rodeassem um pedaço de terra por todos os lados? Seria o paraíso?
Os antigos maias chamaram de Cozumel. No extremo leste do México, Cozumel é uma ilha plana de 48 quilômetros de comprimento.
San Miguel é a única cidade. Os turistas que passeiam pelas ruas costumam deixar o barquinho na praia.
Quando é pequeno mesmo, é viagem sem escalas para o mar. O azul abraça tudo.
O farol que o diga! A torre foi feita para orientar os navios, mas a vista é de perder o rumo.
Dá até vontade de voar.
A Equipe do Globo Repórter avista joia mais sedutora: a lagoa azul.
Parece projetada pelo melhor dos arquitetos. E foi! A lagoa é um milagre natural. Tudo que fizeram no local foi preservar. E não foi só por causa da beleza.
Muitos anos atrás, as pessoas costumavam nadar na lagoa. Só que hoje ela é protegida porque os biólogos encontraram nela um fenômeno raríssimo. É a única lagoa do mundo com um arrecife de corais.

Criado pneu de bike que não fura nem precisa encher

Ótima notícia para os ciclistas profissionais e de fim de semana.
Uma empresa dos EUA desenvolveu um pneu para bike que não precisa encher e nunca fura.
A companhia Canyon Crawler criou um pneu sólido da borracha. Ele não tem  aquela camada externa de borracha nem câmara de ar interna, como os usados atualmente.
Os modelos Ever Tires e Nexo Tires podem rodar por oito mil quilômetros sem estragar e não são duros.
No Ever Tires (foto abaixo), a borracha tem pequenos furos, que garantem mais conforto ao ciclista, sem deixar o pneu duro demais ou instável.
Já no Nexo, que foi desenvolvido para bicicletas de estrada, o pneu não tem furos, mas tem um design desenvolvido para manter a qualidade das pedaladas e garantir a segurança dos ciclista.
Ah, eles são ecológicos: trazem um certificado com selos ambientais.
Os novos pneus foram desenvolvidos para qualquer tipo de bicicleta.
Foto: divulgação
Com informações do CatracaLivre

Proibido cobrar pizza com 2 sabores pelo preço da mais cara





























Meia portuguesa, meia marguerita. É comum em todo Brasil você pedir uma pizza com 2

sabores e a pizzaria cobrar pelo preço da mais cara.
Mas em Fortaleza, no Ceará, o Procon abriu uma operação para proibir essa cobrança abusiva. E o melhor: o mesmo Procon alerta que isso vale para todo o país porque a interpretação do Código de Defesa do Consumidor é nacional.





E explica: se cada sabor tem um preço diferente, a cobrança deve ser feita proporcionalmente.A entidade diz que a comercialização da pizza toda pelo preço do sabor mais caro é “excessiva” já que o cliente só consome metade do produto pelo valor que pagou.
Como agir
Consumidores que se sentirem lesados pela cobrança irregular de pizza de dois sabores devem procurar o Procon de sua cidade e denunciar.
A operação, chamada de “Pizza Legal”, começou na quarta-feira, 9, em Fortaleza e deve continuar até o dia 20 de novembro.
Inicialmente a fiscalização será educativa e as pizzarias terão cinco dias para parar de fazer esse tipo de cobrança.
Caso alguma irregularidade seja identificada, o Procon pode multar as empresas em até R$ 11 milhões.
Com informações da Exame

Nova mamografia não aperta: mais eficaz contra câncer de mama

Um novo exame de mamografia, que não aperta o peito para tirar raio-x, promete ser mais eficaz para detecção do câncer de mama.
Ele está sendo desenvolvido na Holanda, por médicos na Universidade Tecnológica de Eindhoven.Para a alegria das pacientes, o exame não precisa de nenhum apertão. Basta deitar na maca e deixar o peito livre sobre uma “bacia”.As imagens da nova técnica são em 3D e os tumores malignos se tornam mais fáceis de identificar.O nome técnico do novo procedimento, que saiu na revista Nature, é Ultrassom de Contraste Dinâmico Específico.Ele foi inspirado em um outro exame que muito incomoda os homens: o de próstata. Em uma tentativa de substituir o toque, pesquisadores da mesma universidade desenvolveram um método que injeta microbolhas de ar no paciente.
Essas bolhas passeiam pelas veias da próstata e podem ser detectadas pelas ondas de som do exame. Como o câncer tende a formar pequenas veias caóticas, dá para saber onde está o tumor e que tamanho ele tem.
O problema é que o peito é muito grande e malemolente para esse tipo de teste. Por isso, os cientistas precisaram adaptar o método.
O método
Eles perceberam que, com as ondas do ultrassom, essas bolinhas vibram duas vezes: uma na mesma frequência do aparelho de ondas sonoras, e outra vez em frequência duplicada.
A primeira vibração se confunde com a vibração do corpo, e aí os resultados são inconclusivos. Mas a grande descoberta dos cientistas foi que essa frequência secundária, chamada de “segunda harmonia”, é atrasada pelas bolhas de ar.
Essa diferença só é perceptível se você tiver como emitir as ondas de som de um lado e captá-las do outro. Na próstata, isso é impossível. No peito, é extremamente simples.
Testes
Os pesquisadores vão começar os testes clínicos para confirmar se essa vibração secundária consegue, realmente, delinear um mapa detalhado e em 3D do peito.
A estimativa deles é que o equipamento fique pronto para substituir a mamografia daqui a uns 10 anos.
A mamografia atual aperta os seios entre duas placas, tira chapas de raio-x para tentar “fotografar” possíveis tumores, porém muitos resultados são falsos-positivos. Fora a exposição a raios-X.
Com informações da Nature e Super

domingo, 6 de novembro de 2016

‘Sinto na pele a intolerância religiosa’, diz candidato sobre tema do Enem

Jonathan Farias, 18 anos, foi o primeiro a deixar a prova no Colégio Parobé.
De Alvorada (RS), ele diz ter gostado do tema da redação deste ano.


Jonathan Farias, 18 anos, gostou do tema da redação do Enem (Foto: João Henrique Bosco/G1)

Primeiro a deixar a sala de aula no segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante Jonathan Farias, 18 anos, aprovou o tema da redação deste ano: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". O candidato deixou o local de prova, a Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre, pouco depois das 15h30, satisfeito e confiante com seu texto.
"Sou umbandista e sinto na pele a intolerância religiosa", afirmou ele na saída do colégio ao G1. Para ele, o Brasil tem “uma diversidade muito grande de religiões”. Natural de Alvorada, na Região Metropolitana, ele quer cursar engenharia civil.

Jurema de Fátima Oliveira, 21 anos, também
gostou do tema (Foto: João Henrique Bosco/G1
O tema também foi aprovado pela candidata Jurema de Fátima Olvieira, de 21 anos. "O tema é bom, mas tem que saber argumentar", analisou a estudante, que é católica.
"O preconceito está na sociedade. A gente vê entre parentes, vizinhos, porque não estaria na religião?", completou ela, que quer cursar direito. Ela concluiu o ensino médio há dois anos.
Logo em seguida, a estudante Katielle Pereira de Freitas, 19 anos, deixou também o local de prova. Ela disse que esperava um tema mais atual, mas gostou muito, e aproveitou para desabafar no texto.
Katielle de Freitas, 19 anos, aproveitou a redação
para desabafar (Foto: João Henrique Bosco/G1)
"O pastor reclama quando a gente vai com uma saia mais curta. Considero isso também  um preconceito religioso, tem na essência a intolerância", explicou ela. "O Brasil é tão grande, a gente tem que respeitar a religião do outro. Meu pai, por exemplo, é umbandista. Eu não gosto muito, mas respeito. O que não é bom pra um pode ser bom pro outro", concluiu a jovem, que quer cursar nutrição.
Interior
Em Santa Maria, a estudante Dauren Kupcke, 19 anos, disse que esperava outro tema na redação. "Algo relacionado a política", exemplificou. Para ela, porém, as questões de matemática foram as mais difíceis da prova. Ela fez o exame no Colégio Estadual Manoel Ribas, na cidade, na Região Central do estado.
Dayle Fernandes, de 22 anos, saiu da prova otimista. Gostou do tema da redação, mas considerou as questões de matemática bem difíceis. Ela trabalha como secretária e quer uma vaga no curso de educação especial
A edição de 2016 do Enem acontece em meio à polêmica sobre o adiamento das provas para parte dos candidatos por causa das ocupações em escolas e instituições. No Rio Grande do Sul, são 1.952 concorrentes que farão o Enem nos dias 3 e 4 dezembro.
ENEM 2016 - DOMINGO (6) – PORTO ALEGRE (RS) – Estudantes chegam para o segundo dia do Enem na Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre (Foto: João Henrique Bosco/G1)
O Enem ocorre normalmente neste fim de semana para 8,386 milhões de participantes no Brasil. A prova aplicada em dezembro terá o mesmo modelo e nível de dificuldade do Enem deste fim de semana, mas com questões diferentes.

COM INFORMAÇÕES DO G1

Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: orgulho!


O nome dessa guerreira é Marlene da Costa Maciel, uma ex-seringueira do interior do Acre, viúva, que tem 59 anos.
Quando os filhos começaram a crescer, ela e o marido abandonaram a vida no Seringal Extrema, no Rio Moa, e se mudaram para uma propriedade rural no Ramal Macaxeiral, na zona rural do município de Cruzeiro do Sul, para permitir que os filhos pudessem estudar e ter melhores oportunidades.
Deu certo! Dos 14 filhos vivos do casal – nove homens e cinco mulheres – onze se formaram na faculdade e outros dois estão concluindo os cursos e um ainda não ingressou no ensino superior. O marido infelizmente morreu em 2015 e não pôde ver o êxito da família.
Tem filho assistente social, formado em letras, educação física, enfermagem, ciências contábeis, biologia, engenharia florestal, pedagogia e até medicina, apesar das dififuldades.
“Meu marido dizia que ou colocava todos na escola, ou não colocava nenhum. Plantamos muita roça para fazer farinha. Quem estudava de manhã trabalhava à tarde e quem estudava à tarde trabalhava pela manhã. Quem estudava à tarde saía de casa às 10h30 e só chegava às 20h”, lembra a mulher, hoje aposentada.
Roupas emprestadas
A união entre os irmãos, que segundo eles é fruto das adversidades que enfrentaram, ajudou muito também.
“Hoje a gente vê com risos, mas na época era muito sofrido. Imagino quanto minha mãe sofreu. Como não havia vestimenta para todos, quem estudava à tarde esperava os irmãos chegarem da escola para pegar a roupa e o calçado. Muitas vezes nossa mãe fazia farofa com um ovo para sete comerem. A gente nem via o amarelo da gema do ovo”, lembra o escrivão da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, Geovane Maciel, de 33 anos.
O laço entre os irmãos acabou se mantendo também na vida profissional de parte deles. Sete trabalham em órgãos da Segurança Pública do Estado.
“Eles sempre foram unidos. Primeiro trabalharam quatro nos Correios. Depois começaram a fazer concursos e foram passando. Hoje tenho quatro na Polícia Civil, dois no Iapen [Instituto de Administração Penitenciária] e uma no Corpo de Bombeiros. Sinto muita emoção. Isso é providência divina em nossas vidas, sinto muito orgulho dos filhos que tenho”, diz Marlene emocionada.
Orgulho e agradecimento
Filho mais velho da ex-seringueira, o agente penitenciário Jerry Maciel de Souza, de 37 anos, é categórico ao dizer que o sucesso da família se deve à força da mãe.
“Temos muito orgulho de nossa mãe. Todos têm faculdade e a maioria tem bons empregos. Isso foi graças a Deus, nosso esforço, e, principalmente, o zelo de nossa mãe que sempre nos estimulou a buscar na escola nosso futuro. Nossa mãe é uma guerreira e vamos sempre estar ao lado dela”, finaliza.
Com informações do G1

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A HINODE É A EMPRESA DO ANO DE 2016!


Em sua quarta edição, o Prêmio ABIHPEC – Beleza Brasil 2016, o mais importante do mercado de cosméticos nacionais, acaba de escolher a Hinode como a Empresa do Ano de 2016.
O evento aconteceu na Sala São Paulo, na noite de 31 de outubro de 2016, e as categorias que concorreram ao prêmio foram: Empresas, Produtos e O Perfumista.
Para João Carlos Basílio, idealizador do prêmio e Presidente Executivo da ABIHPEC, “O prêmio incentiva o aprimoramento contínuo da capacidade de inovação do setor, para a fabricação de produtos cada vez mais eficientes, visando a saúde, bem-estar e qualidade de vida do consumidor”.
Prêmio ABIHPEC – Beleza Brasil 2016 valoriza a indústria brasileira de cosméticos e ter ganho como a Empresa do Ano é um reconhecimento de tudo que temos realizado. Além de ser mais uma conquista em um ano que já entrou para a história de todos nós, com recorde de faturamento, investimentos em produção, merchandising na televisão, eventos inesquecíveis e muito mais.
A categoria na qual concorremos com O Boticário e Natura foi a última da noite e gerou enorme expectativa entre todos os presentes.
O critério escolhido “Hinode: vencendo na crise e inspirando pessoas” é resultado da trajetória da empresa que há 28 anos vem se destacando no mercado como uma das maiores indústrias cosméticas do Brasil, que se caracteriza por meio de um modelo de negócios arrojado, uma gestão forte, uma equipe extremamente focada em resultados e uma cultura empresarial norteada por valores como meritocracia, respeito e paixão pelas pessoas.
Ao final, o Prêmio ABIHPEC – Beleza Brasil 2016 foi coroado com a beleza e alegria da Hinode: a Empresa do Ano de 2016!
UH-UH-AQUI-É-HINODE!  

Abuso de álcool e drogas aumenta o risco de esquizofrenia

Uso exagerado de bebida alcoólica pode aumentar em até 3,4 vezes a probabilidade de enfrentar o transtorno


Não é de hoje que os cientistas debatem sobre a relação entre o abuso de drogas e transtornos psiquiátricos. E um grande estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, trouxe mais luz a essa questão. Os pesquisadores usaram dados de mais de 3 milhões de pessoas nascidas entre 1955 e 1999. Nessa turma, foram encontrados cerca de 200 mil casos de abuso de substâncias entorpecentes e 21 mil diagnósticos de esquizofrenia. Ao cruzarem essas informações, os cientistas chegaram até a estabelecer em qual proporção o exagero de cada item contribui para o maior risco de desenvolver a doença. Ficou assim:
Maconha – 5,2 vezes
Álcool – 3,4 vezes
Drogas alucinógenas – 1,9 vezes
Sedativos – 1,7 vezes
Anfetaminas – 1,24 vezes
Outras substâncias – 2,8 vezes
Apesar da descoberta, os autores são cautelosos. Segundo eles, ainda é impossível dizer se o abuso causou o transtorno psiquiátrico ou vice-versa. É plausível também que uma pessoa com predisposição à esquizofrenia seja mais suscetível às drogas. Além disso, alguns indivíduos podem ser mais propensos a desenvolver os dois problemas – a esquizofrenia e o abuso de entorpecentes.
Mas não para por aí. O mesmo time de pesquisadores analisou o consumo de maconha entre os pais. A ideia era checar se isso influenciaria na saúde dos filhos. Resultado: tanto na gravidez como depois do parto, o uso excessivo da cannabis pelas mães aumentou em seis vezes o perigo de o bebê desenvolver esquizofrenia. Se os homens eram usuários, o risco subia 5,5 vezes. Agora, caso as mulheres excedessem nos drinques antes do nascimento do filho, a possibilidade da criança ter o transtorno crescia 5,6 vezes. Porém, esse número caía pela metade se os goles ocorressem após o parto. Situação similar foi encontrada ao avaliar os homens chegados no álcool: o risco de a criança ser esquizofrênica aumentava 4,4 vezes se o consumo acontecia antes do nascimento e 1,8 se fosse depois.